Além disto, deve conter alimentos de fácil digestão, pois a mesma se torna mais lenta neste período, evitando assim as gorduras saturadas, frituras, doces, etc. Evitar café, bebidas alcoólicas, adoçantes (exceto sucralose e estévia, caso seja necessário), peixes e frutos do mar crus. É importante também comer devagar, a cada três horas, não tomar líquidos nas refeições, para evitar enjôos.
Assim como os peixes crus, as carnes cruas também devem ser evitadas, pois, uma ve
O consumo de bebidas alcoólicas, café e bebidas com cafeína devem ser evitados ao máximo, se possível eliminados neste período, uma vez que, são estimulantes de sistema nervoso central, interferem na absorção de nutrientes (cafeína–cálcio), prejudicando assim a saúde e o desenvolvimento do bebê.
NUTRIENTES ESSENCIAIS PARA O BEBÊ
1º TRIMESTRE | 2º TRIMESTRE | 3º TRIMESTRE |
Zinco, Cobre, Selênio, Iodo, Ferro, Ácido fólico, Ômega 3, Aminoácidos Essenciais, Cálcio, Magnésio, Manganês,
Cromo, Molibdênio, Vitamina B12, B6, C, E, Niacina, Riboflavina e Fibras Alimentares
| Estágio Blastogênese | Estágio embriogênico | Estágio fetal |
Completa-se duas semanas após a fertilização. É quando o embrião e a camada externa se tornam a placenta. Nutrientes: Zinco,Cobre, Selênio, Ácido Fólico, B12 | Formam-se o cérebro, sistema nervoso, cabelo, pele, músculos, sistema excretório, digestório, respiratório e glandular. Nutrientes: Vitaminas B6, B12, Ômega 3, Ácido Fólico, Biotina | Período de crescimento do tamanho das células Assim, deve-se enfatizar além da qualidade dos alimentos, a quantidade que deverá ser aumentada. Nutrientes: Ferro, Cálcio, Magnésio |
Fontes: feijão, vegetais verde escuros, gérmen de trigo.
Fígado: 222 mcg
Feijão: 122mcg
Quiabo:134mcg
• FERRO: é fundamental para a formação das células sanguíneas do feto. O aumento do volume sanguíneo da mãe na gravidez exige maior produção de hemoglobina, que dá a cor vermelha às células do sangue e é responsável pelo carregamento do oxigênio. A carência de ferro pode provocar anemia materna.
Fontes: carnes, vegetais verde escuros, ervilha
Ervilha: 5 mg
Filé Mignon: 2,9 mg
Espinafre: 2,5 mg
• FIBRAS: são importantes para regular o funcionamento intestinal da gestante que nesta fase de gestação pode sofrer de constipação. Também as fibras oferecem mais saciedade ajudando no controle alimentar, além disso, elas ajudam no controle da glicemia na gestação e ainda atua na diminuição dos níveis de colesterol, indispensáveis para às mamães que possuem o colesterol elevado.
Fontes: verduras e legumes, frutas, cereais integrais
Ameixa preta: 9,25mg
Aveia em flocos: 9,1mg
Couve de bruxelas: 4,9 mg
• CÁLCIO: Ajuda na formação óssea e dentição completa da criança. Ajuda a evitar contrações do útero antes da hora do nascimento e também ajuda a controlar a pressão. Recomenda-se não ingerir qualquer alimento que contenha cafeína junto com algum alimento rico em cálcio, uma vez que esta reduz a absorção do nutriente pelo organismo.
Fontes: leite e derivados, tofu, vegetais verde escuros
Leite desnatado: 134mg
Ricota: 253mg
Brócolis: 48mg
• ÔMEGA-3: estudos recentes revelam que a ingestão de ácidos gordos ômega-3 durante a gravidez melhora a capacidade sensorial, cognitiva e motora do bebê. Este ácido graxo ajuda na formação do sistema neurológico e no cérebro.
Fontes: salmão, sardinha,semente de linhaça, oleaginosas
Salmão: 1 a 1,4 g
Semente de linhaça: 12,5 g
Sardinha: 1,5 a 2,5 g
Fonte: Medicina Ortomolecular, Paulo Roberto de Carvalho
Ginecologia, Obstetrícia em Medicina Ortomolecular, Efrain Olszewer
Nenhum comentário:
Postar um comentário